MERENDA NO CONTEXTO DA ESCOLA

Os alunos têm direito a uma boa merenda 
escolar todos os dias.
Isso não é favor, é obrigação do governo.
Verifiquem se a sua escola está 
oferecendo merenda de qualidade.

Quando as coisas funcionam juntas na escola, é muito mais divertido descobrir e aprender. Com a merenda não é diferente. A escola, através de todos os profissionais que cuidam da merenda devem contar com a participação de toda a comunidade escolar. Principalmente os alunos, foco principal do Programa Nacional de Alimentação Escolar.
Apareceu um alimento novo no cardápio? É muito importante que os professores e a coordenação pedagógica expliquem e demonstrem sobre o valor nutricional deste alimento, que benefícios traz, sua importância, incluir no projeto pedagógico.
A escola tem espaço físico para plantar? As criações de hortas nas escolas costumam ser experiências muito divertidas, onde se aprende muito e se melhoram os hábitos alimentares. O governo federal tem projetos que podem auxiliar a sua escola.
CARDÁPIOS
Até dezembro de 2011, em nosso estado, os cardápios das escolas estaduais com modalidade ESCOLARIZADA, eram sugestões elaboradas por nutricionistas, obedecendo a índices nutricionais e diferenças regionais, divididos ainda em inverno e verão, devido ao diferencial das estações do ano. 
Por ser um “cardápio aberto”, uma de suas características era a autonomia das Direções das Escolas e Merendeiras em “adaptar” as sugestões conforme suas necessidades.  
A partir de 2012 foram enviados às escolas cardápios pré-elaborados por nutricionistas da SEDUC, que não poderão ser alterados, sendo então denominado “cardápio fechado”. Trabalho resultante de consulta às Coordenadorias Regionais, baseados em características regionais e preferência dos alunos, observando principalmente, parâmetros nutricionais, que obedecem à legislação vigente.
CONTROLE DE QUALIDADE DOS ALIMENTOS
                                          - Cuidados que a escola deve ter ao receber os alimentos:
ü    observar as condições do veículo usado para transportar 
os alimentos até a escola. Esse deve apresentar boa higiene, 
limpeza e conservação;
ü      conferir os produtos, um a um, para verificar se há 
algum produto danificado;
ü      os alimentos não podem ser transportados com outros produtos, pode haver contaminação;
ü      conferir a validade dos produtos;
ü      verificar, também, as condições das embalagens dos produtos;
ü      a condição de temperatura dos produtos deve ser observada. A orientação quanto à temperatura de conservação deve estar contida em sua embalagem.
ARMAZENAMENTO NA ESCOLA
ü     antes de armazenar os gêneros de nova remessa no depósito, deve-se promover uma limpeza geral, dedetização e os reparos  necessários
ü    o local deve ser arejado, seco, claro, protegido do sol e da luz direta sobre os alimentos, limpo e de cor clara. As janelas, preferencialmente, devem ser teladas;
ü      o depósito deve preferencialmente localizar-se próximo à cozinha e longe dos sanitários;
ü   guardar os alimentos em prateleiras, deixando um espaço mínimo entre estas para evitar umidade, contaminação dos alimentos, bem como facilitar a limpeza;
ü      agrupar todos os alimentos iguais num mesmo local da prateleira, retirando-os dos fardos;
ü    colocar na frente os alimentos com o menor prazo de validade, para que sejam usados em primeiro lugar, utilizando os gêneros alimentícios dentro do prazo de validade determinado pelo fabricante. Para tanto, deve ser observada, rigorosamente, a data de vencimento de cada produto;
ü      separar produtos formulados doces e salgados em prateleiras distantes, para que estes alimentos não alterem o sabor e odor entre si e dos demais;
ü   nunca deixar gêneros diretamente no chão. Além do problema de umidade, há maior probabilidade de contaminação do produto.
ü      as embalagens devem ser abertas para o consumo do dia, e guardadas fechadas quando não utilizadas totalmente;
ü      controlar as condições higiênico-sanitárias do depósito, verificando periodicamente as condições dos produtos;
ü      ao receber alimentos congelados, esses devem ser imediatamente colocados em freezer, devidamente embalados e, uma vez descongelados, não podem ser recongelados, porque perdem suas qualidades nutricionais;
COZINHA E REFEITÓRIO
1. A cozinha escolar e o depósito da merenda, são restritos às merendeiras e eventuais auxiliares. Desta forma, está proibida a circulação de alunos e demais funcionários neste local;
2. As merendeiras deverão usar diariamente uniforme completo - avental branco com mangas, protetor de cabelos e sapatos fechados, sendo que não é permitido o uso de acessórios nem unhas pintadas;
3. A atribuição da merendeira será preparar e servir a alimentação dos alunos com zelo e os cuidados de higiene necessários;
4. Os professores da escola, acompanhados dos alunos, poderão alimentar-se contribuindo, desta forma, para o estímulo ao consumo da merenda.que será a mesma oferecida a todos, no mesmo local, visto que os alimentos são destinados prioritariamente aos alunos.
                                        5. Não devem ser guardados roupas nem objetos pessoais na área de manipulação de alimentos;;
6. As vias de acesso e os pátios situados nas imediações dos locais em que sejam parte destes devem ser mantidos limpos;
7. As latas de lixo precisam ser de material lavável, colocadas distantes dos locais onde serão manipulados os alimentos, tampadas e forradas com saco plástico removível 
8.  Equipamentos e utensílios devem ser limpos e mantidos em boa conservação.
ATRIBUIÇÕES DAS MERENDEIRAS
- controlar a entrada e saída dos gêneros alimentícios;
- verificar o cardápio do dia seguinte, para providenciar com antecedência os gêneros que serão utilizados, seguindo o per capita e as técnicas de preparo;
- preencher diariamente os Formulários de Controle Estoque e de Consumo Diário;
- usar touca e avental nas dependências da cozinha;
- observar o aspecto dos alimentos antes, durante e depois de sua preparação quanto ao cheiro, cor e sabor;
- controlar o consumo de gás, material de limpeza e outros materiais que estejam sob sua responsabilidade;
- manter um bom relacionamento com o diretor, professores e alunos.        
cuidados com a higiene pessoal:
ü     realizar exames periódicos no posto de saúde mais próximo de casa;
ü   usar uniforme, mantendo-o sempre limpo: touca cobrindo todo o cabelo preso, avental e calçado fechado;
ü  retirar bijuterias e evitar usar perfumes e desodorantes com cheiro muito forte durante o preparo das refeições, evitar coçar a cabeça ou passar dedos nas orelhas, no nariz e na boca, ou tossir e espirrar próximo aos alimentos, além de não fumar;
ü  lavar sempre as mãos com água e sabão: antes de iniciar o trabalho - após interromper o trabalho para qualquer outra atividade tais como - usar os sanitários, manipular lixeiras, ou outros objetos de fora da cozinha - após manipular alimentos crus e começar a manipular alimentos cozidos - depois de tossir ou espirrar, de pentear os cabelos, e depois de comer ou assoar o nariz.
MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS
A manipulação dos alimentos, realizada de forma adequada, pode prevenir e evitar que qualquer alimento seja contaminado e ponha em risco a saúde dos alunos.
Os alimentos se contaminam por agentes que podem ser vistos a olho nu, como insetos, pedaços de unha, esmalte ou cabelo, poeira, restos de produtos de limpeza, etc., ou contaminados por micro-organismos. Os micro-organismos multiplicam-se rapidamente. Em apenas 2 horas, um único micróbio pode se transformar em milhares de micróbios. Os micro-organismos também podem se manter vivos em água ou em restos de alimentos e nos utensílios mal lavados. No corpo humano, os micro-organismos podem se abrigar nas mãos, boca, nariz, intestino e ferimentos. Muitos deles podem causar doenças, cujos sintomas mais comuns são: vômito, diarreia, náusea, febre, dores abdominais. Algumas infecções podem levar até a morte. Por isso é importante observar as condições dos alimentos antes de prepará-los.
O modo como o alimento é manipulado é determinante na qualidade final do alimento. Por isso, devemos zelar pelo controle de qualidade dos alimentos, observando sempre a higiene:  pessoal; do local de trabalho; dos equipamentos; dos utensílios; dos alimentos e do transporte.
PARA CONHECER MELHOR A LEGISLAÇÃO REFERENTE À QUALIDADE EXIGIDA EM RELAÇÃO AO ALIMENTO OFERECIDO A QUALQUER CONSUMIDOR, ACESSE O LINK -
ANVISA - AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA DO MINISTÉRIO DA SAÚDE
BOAS PRÁTICAS PARA SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO - Resolução RDC 216/2004