2 de jan. de 2012
José Graziano chega a Roma para assumir Diretoria-Geral da FAO
Sob a gestão de José Graziano, ex-ministro de Segurança Alimentar do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) vai dar prioridade ao combate à fome na África. As metas do novo diretor-geral foram anunciadas ontem à imprensa internacional, em Roma, em sua primeira entrevista à frente da instituição. Entre elas, não consta a implantação do programa Fome Zero, vitrine do governo brasileiro, em nível internacional.
O brasileiro apresentou estratégias e objetivos de sua gestão: erradicar a fome, protegendo os recursos naturais e promovendo ações de mitigação das mudanças climáticas. Prometeu ainda dar continuidade à reforma da instituição, com a redução de custos administrativos e de sua burocracia e com a intensificação dos trabalhos de campo, levando auxílio técnico direto aos produtores rurais.
Para ele, embora haja bolsões de pobreza e de fome em diferentes regiões do globo, a prioridade da FAO deve ser a África. "A FAO deve estar onde a fome é maior." Ele lembra que produtores rurais desses países não têm condições de chegar até países doadores para solicitar recursos.