7 de abr. de 2011
Seminário debate fornecimento de produtos da agricultura familiar para a merenda escolar
Na busca por abastecerem as escolas com pelo menos 30% de produtos oriundos da agricultura familiar, conforme determina a Lei Federal 11.947, as Secretarias de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo e de Educação promoveram, nesta quinta-feira (07/04), o Seminário "A Agricultura Familiar e a Alimentação Escolar", no auditório da Emater/RS-Ascar, que apoiou o evento.
Por meio de painéis, representantes dos Governos Federal e Estadual, prefeituras, agricultores, cooperativas e demais entidades expuseram a forma como vêm se adaptando ao processo e os caminhos para ampliar o fornecimento de produtos por parte dos agricultores familiares, de maneira a atingir e, inclusive superar, os 30% mínimos exigidos desde junho de 2009.
"A mudança ocorre dentro de um processo. Avançamos muito, mas ainda não o suficiente", afirmou o secretário de Desenvolvimento Rural, Ivar Pavan. Segundo ele, a Lei desafia as instituições a pensarem na produção de alimentos para as escolas não apenas como alternativa econômica. "Precisamos avançar também na questão da educação para o meio rural, de forma a organizarmos e capacitarmos os pequenos agricultores", disse.
Além do painel sobre a concepção e diretrizes do Governo Federal em relação à alimentação escolar, o seminário levantou uma proposta de atuação do movimento social-sindical e cooperativas na construção da rede de abastecimento da merenda escolar e promoveu o relato experiências exitosas, como a de Erechim.