Nesta quinta-feira 17 /02, representantes do Conselho Estadual de Alimentação Escolar estiveram reunidos com o secretário de Estado da Educação, Prof. Dr. Jose Clovis de Azevedo para apresentar a sua equipe. De acordo com a Presidente Berenice Cabreira da Costa, o conselho é responsável pelo atendimento escolarizado de 381 municípios, abrangendo um público de um milhão de alunos em 2150 escolas.
O secretário Azevedo destacou a importância de uma alimentação escolar de qualidade e apresentou os eixos da atual gestão. “A partir de agora trabalharemos com o programa de Levantamento da Situação Escolar (LSE). Com ele, poderemos ter ciência das demandas de cada escola e organizar um cronograma de trabalho. Assim, buscaremos a adequação de toda rede, e não mais de questões pontuais de cada instituição”, explicou.
O Conselho de Alimentação Escolar é um órgão colegiado de caráter fiscalizador, permanente, deliberativo e de assessoramento, criado pelo governo federal para acompanhar e monitorar a aplicação dos recursos financeiros transferidos às Entidades Executoras pelo FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, bem como zelar pela qualidade da alimentação escolar.
Inicialmente o Conselho apresentou uma pauta baseada nas demandas que ainda faltam para que a alimentação escolar no Estado seja implementada em sua totalidade. E se propõe a auxiliar a Secretaria nesta jornada. Foram destacados algumas questões pontuais tais como a falta de condições de refeitórios, cozinhas e falta de merendeiras, além do aumento de nutricionistas no Estado, para melhor atendimento aos alunos da rede pública estadual.